G-Breaker: Legend of Cloudia

O terceiro jogo da série G-Breaker, esse aqui não é um SRPG, e sim um jogo de ação. É como um Armored Core mais simples. Pra falar a verdade, se você já jogou G-Saviour, também para Playstation 2, vai notar que os jogos são quase idênticos em jogabilidade, pois foram feitos pela mesma desenvolvedora, a Atelier-Sai. Neste jogo, você continua a jornada de Kyou Akatsuki durante a guerra de unificação de Cloudia. O jogo tem 13 missões, possibilidade de customização de mechas e mais alguns sub-sistemas. Mas no final das contas, ainda é um jogo bem simples. Provavelmente você o termine em umas duas horas e meia, se não se perder.

Primeiro de tudo, a customização de mechas. Ao derrotar inimigos, você "ganha" as peças deles, e pode misturar às suas. Você começa com um GT-A com um rifle e um soco, e ao derrotar os inimigos, vai ganhando armas, braços, torsos, pernas e cabeças diferentes. Para ganhar as peças, basta derrotar um inimigo único (só a primeira vez conta) e terminar a fase. Ao fazer isso, você ganha todas as peças do inimigo de uma vez. Claro, excetuando os chefes, que são destravados de outra forma. Tirando isso, você também pode pintar o mecha da cor que quiser e modificar os seus atributos, como velocidade e ataque. Pode parecer muita coisa, mas na verdade é bem simples.

A jogabilidade também é simples. Você corre, pula e atira. O lock-on aqui é "soft", ou seja, você não precisa apertar um botão para ativá-lo, mas a retícula só fica no inimigo enquanto você estiver olhando para ele. Se um se afastar do outro, a retícula some. Você tem tanto a arma primária (geralmente o rifle), que é infinita, quanto uma arma de curta distância (socos, espetos), e armas especiais como mísseis, que possuem disparos finitos. É um sistema bem simples de dominar.

A história usa as mesmas sequências de diálogos dos dois outros jogos da série, mas aqui essas sequências são bem reduzidas. A maior parte dessas sequências acontece logo antes e depois de enfrentar os chefes, e não são tão elaboradas assim. Todas elas são faladas. Entre uma fase e outra, você também pode ler e-mails que os outros personagens lhe mandam. Os pontos positivos são a simplicidade, talvez até extrema. O jogo roda bem e sem engasgos, e dá para ver as coisas bem de longe.

Os pontos negativos são vários, mas creio que não atrapalhem tanto assim. Como no G-Saviour, o analógico direito não gira o mecha, apenas o ângulo da câmera (não gira a câmera em si). Como o mecha não consegue atirar pros lados e pra trás, isso é meio inútil, e até atrapalha, pois a câmera gira rápido demais. Você toca no analógico e ela voa. Outro ponto negativo é que há muito poucos ambientes no jogo. Uma fábrica, um lago, uma floresta, uma ravina, e só. Como o jogo tem 13 fases, você vai passar pelos mesmos ambientes diversas vezes. Cada área tem várias saídas possíveis, mas apenas uma saída vai fazer o jogo progredir. Caso você não saiba japonês, pode se perder nas primeiras vezes. Porém, o personagem vai te dizer quando a saída que você escolheu é a errada. Uma dica aqui é olhar no mapa que aparece antes da missão: se nele você for da direita para a esquerda, então geralmente as saídas corretas são todas para a esquerda. Uma última coisa, e isso pode te atrapalhar de início, é que tanto você quanto o inimigo ficam piscando (invencibilidade) depois de tomar alguns tiros. Isso faz com que você tenha que ficar parando e dançando ao redor do inimigo, até ele parar de piscar, para assim você começar a atirar novamente nele. Isso é bem chato, e até mostra uma falta de cuidado dos desenvolvedores, pois você pode fazer um combo de 3 hits com os seus braços. Porém, o inimigo começa a piscar logo após levar o primeiro acerto, então você nunca vai acertar esse combo inteiro.

O jogo não é tão difícil assim, mas tem algumas partes chatas. Uma dica é investir o máximo em velocidade, e ficar só com o rifle normal na mão. Esqueça os mísseis, eles só pesam e nem são tão úteis assim.

Ao terminar o jogo, você pode usar o outro personagem jogável, Hakuto Londo. Ele é o chefe da fase 2. Ao destravá-lo, ele também vem com o seu mecha (Maysurge), mas você também pode usar o mecha que o Kyou estava usando quando você terminou o jogo. Eu não recomendo isso, já que o Maysurge é muito mais rápido, e você vai ver que velocidade aqui é tudo. A campanha do Hakuto só possui 11 fases, pois ele aparece no final da fase 2. É como se você estivesse continuando a campanha do Kyou a partir daquela fase. Ao terminar a campanha de novo, você volta a jogar com o Kyou, e agora pode usar tanto o mecha do Hakuto quanto o mecha que você tinha da primeira vez.

Uma última coisa é que no menu inicial, você pode ver um preview do anime G-Breaker. Esse anime nunca chegou a ser feito, então fica como curiosidade.

Links:
Abertura do anime cancelado do G-Breaker.

Publicado em 04/02/2019.